Atividades no mês de Agosto de 2012

10/08 e 11/08 - Participação no Seminário Educação do Educador na UFPA- O PARFOR Pedagogia: Perspectivas e desafios. Inicialmente fomos convidados a oferecer a oficina de jogos e brincadeiras africanas e afro-brasileiras que já estava programada a meses de antecedência. Infelizmente com a greve dos professores e técnicos da UFPA, fomos obrigados a cancelar a oficina por falta de espaços e matérias que nos foram negados, além da alimentação e água que foram impedidos de entrar no campus gerando nos participantes do evento em geral uma revolta, pois muitos vieram de municípios distantes de Belém. O que deu para fazermos foi exposição dos banners do projeto seguida da explicação e entrega de folders e amostra de algumas brincadeiras aos professores que conseguiram ficar ate o fim do evento, mesmo no hall do auditório Benedito Nunes.

Vejas as fotos clicando aqui....

31/08 - Foi desenvolvida a brincadeira Mbube Mbube num seminário de Corporeidade com tema: Corpo e Pessoas com deficiência.

A brincadeira Mbube Mbube foi utilizada pois dava para retratar as dificuldades, inseguranças, incertezas, e outras dificuldades que uma pessoas com deficiência visual enfrentam em seu dia-a-dia. De olhos vendados os participantes sentiram na pele o que é não poder enxergar onde pisa, não saber o que há em sua frente, as dificuldades de locomoção, a falta de consideração que muitas vezes passa ate despercebida pelos ditos normais, pelo simples fato de não atentar para o Outro. Então a brincadeira e a cultura africana e afro-brasileira vieram para auxiliar na explicação do seminário, pois incluiu na explicação os valores afro-civilizatórios: Cooperação, circularidade, axé, etc.

© LAAB 2011 - Ludicidade Africana e Afro-brasileira - UFPA - Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por: Cláudio Freitas