Ayo (Mancala)

É um tipo de mancala. O objetivo é obter o máximo de sementes.
Regras do Jogo:

1. distribuem-se 4 sementes em cada uma das 12 cavidades (exceto nos oásis, as cavidades que ficam nas duas extremidades);

2. O território de cada jogador é formado pelas 6 casas da fileira à sua frente, acrescido do oásis à direita (somente utilizado pelo proprietário para colocar as semesntes que capturar);

3. Escolhe-se um jogador para começar.

4. Em cada turno, um jogador escolhe uma cavidade, toma todas as sementes que estão lá (que vai ser 4 sementes para o primeiro jogador, mas pode ser mais ou menos enquanto o jogo continuar), e vai em volta da mesa no sentido anti-horário , plantando uma semente em cada cavidade por onde passar.

5. Se sua última sementes cair em uma cavidade de seu oponente e lá fizer um total de 2 ou 3 sementes você pode capturar todas essas sementes e adicioná-lo ao seu Oasis. (Ex: há 2 semestes na cava do adversário, quando você coloca a sua ficam 3, nessa situação você pode tomar essas 3 semestes e colocar em seu oasis. outro exemplo: há 1 semesnte na cavidade do adversário, a sua ultima semesnte cai nesta casa e ela passa a ter 2 semestes. você fica com as 2).

6. É possível fazer capturas seguidas quando a última semente sua fizer um total de 2 ou 3 na cavidade do adversário e a casa anteior, na qual você passou semeando também estiver com 2 ou 3 semestes. Você pode continuar retirando as pedras das cavas laterais enquanto estas apresentarem 2 ou 3 semestes.

O jogo continua até que um jogador não possa mais mover-se, nesse ponto, aquele com mais semesntes ganha.

Clique aqui para jogar online

© LAAB 2011 - Ludicidade Africana e Afro-brasileira - UFPA - Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por: Cláudio Freitas